top of page

Site consumidor.gov
Uma poderosa arma contra os Bancos

Os processos contra bancos envolvem questões como cobranças abusivas, negação de crédito, má conduta ou negligência na gestão de contas e investimentos, entre outras.
 

CRÉDITO CONSIGNADO Banco terá de indenizar aposentada por descontos indevidos 13 de março de 2022.

  • tavaresechambarell
  • 14 de mar. de 2022
  • 1 min de leitura

Por considerar indevido o desconto feito pelo Banco Mercantil do Brasil S.A. na conta de uma aposentada, o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJ-PB) reformou decisão de primeiro grau e condenou a instituição financeira ao pagamento de indenização por danos morais, no valor de R$ 5 mil, além da devolução em dobro dos valores descontados.


Relator concluiu que banco agiu com negligência ao efetuar descontos.


De acordo com o processo, iniciado na 4ª Vara Mista de Guarabira, a aposentada é analfabeta, pensionista pelo INSS e reside na zona rural do estado.


Ao analisar o caso, o relator na 2ª Câmara Cível do TJ, desembargador José Aurélio da Cruz, observou que a defesa do banco não apresentou contrato, devidamente assinado pela aposentada, que legitimasse a cobrança das parcelas do cartão de crédito na modalidade consignado.


"Como na hipótese inexiste instrumento contratual e os demais documentos apresentados pela instituição financeira não preenchem nenhum dos requisitos legais, constata-se que a empresa agiu com negligência ao efetuar descontos no benefício previdenciário da consumidora, sem antes adotar os cuidados necessários e legais", destacou.


O relator registrou ainda que situações do tipo, que provocam constrangimento, mágoa ou tristeza na intimidade da pessoa, geram também dano moral.


"No caso dos autos, tenho que restou demonstrado o dano, porquanto o desconto já reconhecido indevido atingiu quantia considerável quando se observa o montante do salário da parte autora, de sorte que resta evidente o comprometimento de tal verba, de natureza alimentar", anotou. Cabe recurso. Com informações da assessoria do TJ-PB.


0804617-83.2021.8.15.0181


fonte: https://www.conjur.com.br/2022-mar-13/banco-indenizar-aposentada-descontos-indevidos

 
 
 

Comments


© 2023 por Leal & Toledo. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Facebook Clean
  • Twitter Clean
  • White Google+ Icon
  • LinkedIn Clean
bottom of page